Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Rapaz de 15 anos morre depois de beber chá de "erva-do-diabo"

por Agência LUSA

Um rapaz de 15 anos morreu quarta- feira na Madeira depois de beber, com outros três jovens, um chá de "erva-do-diabo", uma planta com efeitos alucinogénios espalhada pelos jardins da Região, noticiou hoje a imprensa local.

A planta utilizada pelos rapazes para fazer a infusão foi entretanto enviada para um laboratório em Lisboa a fim de ser analisada, informou à Lusa fonte da PJ, que adiantou estar afastada qualquer hipótese de crime.

"Não se tratou de um caso criminal, mas fortuito", disse o Inspector Coordenador da PJ na Região Autónoma da Madeira.

No entanto, adiantou, uma vez que houve uma morte, a PJ "iniciou diligências no sentido de apurar o que se passou".

"Nós enviámos a planta para o laboratório em Lisboa afim de ser examinada cientificamente e só depois é que poderemos acrescentar mais alguma coisa", disse o inspector coordenador da Polícia Judiciária na Região Autónoma da Madeira, Calado Oliveira.

Segundo o Diário de Notícias do Funchal e o Jornal da Madeira, o incidente ocorreu quarta-feira quando os quatro rapazes, com idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos, decidiram colher a "erva-do- diabo" na localidade do Papagaio Verde, nos arredores do Funchal, para fazer o chá "a fim de experimentar os efeitos alucinogénios da planta".

Um deles morreu alegadamente intoxicado e os restantes ficaram em observação nos Cuidados Intensivos do Hospital da Cruz de Carvalho, de onde tiveram alta hoje de manhã.

Segundo Calado Oliveira, a "erva-do-diabo" não é uma planta proibida e existe espalhada pelos jardins da Região.

pub