Recluso de Alcoentre que ameaçava suicidar-se desceu do telhado
O recluso do Estabelecimento Prisional de Alcoentre que hoje ameaçou suicidar-se já desceu do telhado de um pavilhão da cadeia para onde tinha subido, disse à Agência Lusa uma fonte da Direcção-Geral dos Serviços Prisionais.
"Uma técnica de reeducação que acompanha o recluso, depois de estabelecer diálogo com ele, convenceu-o a desistir da ameaça de suicídio e a descer do telhado", adiantou a fonte.
"O recluso encontrava-se em regime aberto, o que lhe foi retirado. Quando o mudavam de recinto, ele conseguiu subir para o telhado de um pavilhão, para protestar contra a alteração de regime, ameaçando atirar-se e suicidar-se", referiu a mesma fonte.
Esta foi, pelo menos, a segunda vez que um recluso conseguiu subir para o telhado de uma cadeia para ameaçar suicidar-se como forma de fazer exigências.
Um outro caso ocorreu em 1998 no Estabelecimento Prisional de Sintra, onde um recluso passou uma noite em cima do telhado de um dos pavilhões, para onde subiu através dos andaimes da obra então ali em curso.
O recluso exigia mudança de cadeia, o que mais tarde aconteceu, com a sua transferência, primeiro, para o Estabelecimento do Linhó e, depois, para o Estabelecimento Prisional de Coimbra, onde acabou por ser encontrado morto na cela.