Reclusos acusados de homicídio em Pinheiro da Cruz conhecem hoje decisão do Tribunal
Grândola, Setúbal, 29 Abr (Lusa) - Os quatro reclusos acusados de homicídio qualificado de um outro preso, no Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz, em Agosto de 2005, conhecem hoje a decisão do Tribunal de Grândola.
O julgamento dos quatro arguidos, com idades entre os 32 e os 39 anos, chega ao fim com a leitura do acórdão, a cargo de um colectivo de juízes, marcada para hoje de manhã.
Os arguidos, ex-reclusos de Pinheiro da Cruz e entretanto transferidos para outras prisões, são suspeitos de envolvimento na morte de Fabrice Guerreiro, de 30 anos, a 10 de Agosto de 2005.
A vítima estava detida há seis anos para cumprir uma pena de 20 anos e cinco meses por furto qualificado, roubo e detenção de arma proibida.
O recluso, de nacionalidade francesa, embora com origem portuguesa, foi encontrado morto cerca das 13:45, hora de encerramento das celas após o almoço, tendo sido detectados "indícios de crime de homicídio", segundo dados divulgados na altura pela Direcção-Geral dos Serviços Prisionais (DGSP).
O crime terá sido cometido quando a vítima estava na sua cela, através do recurso a um cadeado preso a uma corrente metálica e sacos com pedras pontiagudas.
Depois de os arguidos terem negado, em Tribunal, a prática de homicídio e após a obtenção de provas indiciando o envolvimento de apenas um deles, o Ministério Público (MP) pediu a absolvição dos outros três.
Para o quarto recluso, segundo fonte ligada ao processo, o MP sugeriu a condenação, a uma pena de 22 anos de prisão, por cúmulo jurídico com outro homicídio, na forma tentada, em moldes idênticos.
RE.
Lusa/Fim