Recriação de mercado romano marca evocação da antiga "Bracara Augusta"
A recriação de um mercado romano no Rossio da Sé de Braga é um dos pontos altos da iniciativa "Reviver o passado na Bracara Augusta", promovido de 1 a 4 de Junho pelo Município, disse hoje fonte camarária.
Segundo a fonte, o mercado será palco de artes circenses, representações dramáticas, simulações bélicas, personificações mitológicas, malabarismos, interpretações musicais e bailados do período da antiga cidade romana.
O programa envolve, também, a "scola" - ou melhor, a organização de uma escola romana, tarefa do Colégio Luso Internacional de Braga -, bem como uma representação teatral dos "Quadros do quotidiano da Bracara Augusta", pela Escola Básica 2,3 de Lamaçães.
O regresso aos tempos romanos inclui ainda uma área de animação infantil, a decorrer num parque de jogos criado para o efeito, onde se desenvolvem actividades como provas de perícia física, jogos de destreza e de pontaria, lançamento de dardos, arco e catapultas.
A par destas acções, o público infantil terá oportunidade de experimentar os passeios de burro, tendo à sua disposição três burros e uma biga (antigo carro romano puxado por cavalos) puxada por uma mula.
"Braga Romana - Reviver o Passado na Bracara Augusta" - a cidade que foi capital da província romana da Gallaecia - abre com a recepção ao imperador Augusto, esperado às 10:00 de 01 de Junho no Rossio da Sé, altura em que procede à leitura do édito fundador e à nomeação do administrador da cidade.
Em cortejo, segue para uma visita ao mercado romano instalado nas imediações e aberto ao público todos os dias até às 24:00.
à noite acontece o grande Cortejo Romano com inicio na Avenida Central e seguindo um trajecto que o traz até ao Rossio da Sé.
Braga, ou melhor, a cidade romana Bracara Augusta, foi fundada pelo imperador Augusto por volta do ano 16 antes de Cristo.
O termo "Bracara" associa-se ao povo autóctone, os "bracari", e Augusta por força do próprio nome do imperador.