Rede de Cuidados Continuados do distrito de Vila Real com mais 196 camas
O distrito de Vila Real poderá contar, até ao final do ano, com um reforço de mais 165 camas inseridas na Rede de Cuidados Continuados, anunciou fonte do Centro Distrital de Segurança Social (CDSS).
Desde Janeiro que está em funcionamento a Unidade de Internamento de Murça, inserida na Rede Nacional de Cuidados Continuados, e que disponibiliza 20 camas na unidade de internamento de longa duração e 25 na de média duração.
Para reforçar a rede no distrito, está prevista a criação, até ao final do ano, de mais 96 camas em unidades de internamento de longa duração nos concelhos de Alijó, Mesão Frio, Peso da Régua, Montalegre e Ribeira de Pena.
Segundo a fonte do CDSS, a nível do internamento de média duração passarão a funcionar unidades em Vila Real, Sabrosa e Montalegre, que disponibilização um total de mais 60 camas.
O ritmo de crescimento da população idosa no distrito de Vila Real tem sido bastante acelerado, com um aumento percentual de 11,7 para 20,3, entre 1981 e 2004, segundo dados do CRSS de Vila Real.
O índice de envelhecimento demográfico (relação entre a população idosa e a população jovem) tem vindo a aumentar, representando em 1981 aproximadamente 40,7 por cento e, em 2004, 147,3 por cento.
A Rede Nacional de Cuidados Continuados deverá ficar dotada, até 2016, com mais de 16 mil novas camas em todo o país.