Rede de tráfico liderada pelo "padrinho" tem sentença em Novembro
O tribunal de Santarém agendou para o dia 24 de Novembro a leitura da sentença de uma alegada rede de tráfico de droga, cujo líder seria tratado por "padrinho", abastecendo centenas de consumidores.
A leitura da sentença está agendada para as 09:00 e hoje tiveram lugar as alegações finais do processo à porta fechada porque um dos crimes referenciad os pela Acusação era a violação de uma menor.
O caso envolve 22 arguidos, 19 dos quais são acusados de tráfico de dro ga (nove em co-autoria), existindo ainda acusações de crimes de posse de armas i legais sobre três homens e um crime de receptação de mercadoria ilegal.
De acordo com a acusação, a jovem, à data do crime com 15 anos, foi lev ada a consumir heroína por um dos elementos da rede e, dias depois, terá sido fo rçada a ter relações sexuais com o traficante.
Segundo o Ministério Público, o líder do grupo, António Catarino, era t ratado como "o padrinho" pelos subordinados, que vendiam a droga na região de Sa ntarém, Caldas da Rainha e Cartaxo.
Em 2003, António Catarino terá organizado "um grupo de indivíduos que, sob a sua direcção, vendiam heroína e cocaína no mercado de rua", refere a acusa ção, acrescentando que ao líder cabia "arranjar os produtos estupefacientes e os aditivos para lhes misturar e assim aumentar o número de doses a vender".
Além disso, era este arguido que vinha a "definir os preços, as quantid ades a vender e as remunerações aos distribuidores, sendo-lhe entregues as quant ias monetárias provenientes de tais vendas".
O seu imediato na rede, Alfredo Monteiro, recebia a droga em quantidade s "nunca inferiores a cem gramas" e "depois distribuía aos vendedores quantias e ntre um e cinco gramas para que os vendessem aos consumidores", acrescenta o Min istério Público.
No julgamento estão arrolados 22 arguidos, mas só 18 (nove dos quais em prisão preventiva) compareceram hoje no tribunal de Santarém, já que três falta ram à chamada e um quarto foi retirado deste processo por se encontrar em parte incerta.
As detenções que deram origem a este processo tiveram início a 20 de Ja neiro de 2005, numa operação da PSP denominada "Veterano", que visou vários traf icantes de droga que operavam em todo o distrito a partir do concelho de Santaré m.
No primeiro dia foram detidos 14 suspeitos e apreendidas 2.500 doses de cocaína, mil de heroína, 100 de haxixe e dez de liamba.
Além dos estupefacientes, as autoridades apreenderam dez viaturas, algu mas de grande cilindrada, centenas de relógios, dezenas de telemóveis, mil euros em dinheiro, balanças de precisão e outro material, nomeadamente ferramentas (b erbequins, rebarbadoras, máquinas de soldar), auto-rádios, computadores, e muitos objectos em ouro.