Reforço dos pilares da ponte metálica em concurso por 1,9 ME

Rede Ferroviária Nacional abriu concurso público para a empreitada de reforço e reabilitação das fundações da ponte internacional de Valença, pelo preço-base de 1,96 milhões de euros , disse à Lusa fonte da empresa.

Agência LUSA /

Segundo a fonte, o prazo de entrega das propostas decorre até 09 de Mar ço, devendo a obra arrancar no decorrer do Verão, com um prazo de execução de 45 0 dias.

Durante os trabalhos, poderão ser impostas algumas restrições à circula ção quer de comboios quer de automóveis, existindo para este último caso a ponte nova como alternativa.

O reforço dos pilares da centenária ponte de Valença está previsto desd e o conjunto de inspecções subaquáticas realizadas a todas as travessias do País , na sequência da tragédia de Entre-Os-Rios. Anteriormente, a ponte de Valença já tinha sido alvo de obras de reforç o e remodelação dos tabuleiros rodoviário e ferroviário.

Da autoria do engenheiro espanhol Pelayo Mancebo y Ágreda e inspirada n o modelo Eiffel, a ponte de Valença liga a Tui, Espanha, tem 400 metros de compr imento e foi inaugurada a 25 de Março de 1886.

PUB