Refugiados começam a chegar em novembro

O ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional disse à Antena1 ter a "expectativa" de que os primeiros refugiados cheguem a Portugal durante novembro, mas a data concreta depende da criação prévia de perfis individuais, tarefa que compete a outros países.

Antena 1 /
Poiares Maduro explica à Antena1 que os perfis dos migrantes que virão para Portugal serão criados pelas autoridades dos países da "linha de fronteira", isto é, onde os refugiados tocam pela primeira vez território europeu, como é o caso de Itália e Grécia, em articulação com a Comissão Europeia.

Essa identificação vai servir para distribuir "corretamente" os refugiados em Portugal, tendo em conta as qualificações de cada um, para melhor os integrar no mercado de trabalho.

O plano do Governo consiste em distribuir os refugiados de forma "descentralizada", recorrendo às organizações não governamentais e às instituições de solidariedade social.

A concentração de refugiados em centros de acolhimento está fora das cogitações das autoridades portuguesas, sublinha o ministro.

Ontem, a União Europeia delineou um plano de acolhimento de 120 mil refugiados, provenientes na maioria da Síria. A Portugal, coube uma quota de "cerca de 4500 a 5000", revelou a ministra da Administração Interna.
PUB