Região do Porto inundada devido a chuva torrencial
A cidade do Porto foi particularmente atingida esta noite pelo mau tempo com chuva e vento forte que provocaram inundações em estradas, túneis, prédios e ainda danos em várias embarcações que se encontravam na marina do Freixo. Os Bombeiros não pararam toda a noite com centenas de chamadas e falaram mesmo em tromba de água.
A muita chuva provocou ainda inundações em túneis com vários automobilistas a ficarem presos em autênticos lagos e ainda enormes lençóis de águas com estradas inundadas e vários pedidos de socorro.
As inundações em prédios foram também alvo das muitas chamadas para os bombeiros com realce para dois prédios na Rua Academia Futebol Clube onde duas garagens ficaram inundadas, uma delas com dois pisos subterrâneos bastante afectados já que no piso -1 a água chegou aos dois metros e no -2 aos seis metros.
Os Sapadores Bombeiros do Porto começaram a receber chamadas a partir das 23 horas, com pedidos de auxílio de condutores em perigo devido a túneis e estradas inundadas, mas até ao momento não há feridos a registar e apenas um sem-abrigo teve de ser levado ao hospital de S. João por hipotermia.
Já esta manhã era ainda impossível circular na Via Panorâmica com o trânsito cortado no sentido Arrábida-Campo Alegre onde se registava a existência de enorme lençol de água.
Pandemónio em Rio Tinto
Outras das zonas mais atingidas pelo mau tempo desta noite e madrugada foi a de Rio Tinto que, segundo o comandante dos bombeiros, a chuva torrencial que caiu deixou a zona num autêntico pandemónio.
Para além de inúmeras inundações, a chuva também provocou vários aluimentos de terra e derrocadas de muros, situações que deixaram intransitáveis a Rua das Arroteias, a Travessa do Forno e a Rua da Granja tendo a Rua Amália Rodrigues ficado intransitável devido a um aluimento de terra que deixou um automóvel parcialmente soterrado.
As inundações provocaram ainda que 15 famílias tivessem de abandonar as suas casas durante a noite, que ficaram alagadas, famílias que habitavam na zona do Caneiro e na zona da rua dos Moinhos, perto do leito do rio Tinto, que transbordou.
Aliás, a situação das 15 famílias desalojadas em Rio Tinto foi já considerada a situação mais grave ocorrida esta madrugada, segundo a Governadora Civil do Porto, Isabel Santos, que acrescentou não haver danos humanos, mas somente materiais.
Também a via-férrea do Minho ficou afectado depois da terra que suportava os carris no sentido Contumil-Rio Tinto ter aluído pelo que a circulação está a ser feita apenas numa via.
Dezenas de acidentes
O mau tempo na região do Porto foi ainda responsável por dezenas de acidentes de trânsito registados já esta manhã que provocaram alguns feridos.
Os muitos lençóis de água estiveram na origem da maioria dos acidentes, segundo referiu a GNR, que adiantou a existência de condicionamentos nas estradas A41 Paços de Ferreira-Matosinhos devido a um despiste que ocorreu no sentido Alfena-Matosinhos.
Também a A28 Viana do Castelo-Porto está condicionada ao trânsito por causa de um despiste de uma viatura na zona de Parafita e na cidade do Porto estão condicionadas a Via Panorâmica, no sentido Arrábida-Campo Alegre, e a Marginal em direcção à Ponte D. Luís.