Reitor da UP pede aceitação de plano curricular entregue fora de prazo

O Reitor da Universidade do Porto, Novais Barbosa, comprometeu-se hoje a pedir à Direcção-Geral do Ensino Superior a aceitação dos planos curriculares das licenciaturas em Psicologia e Ciências da Educação entregues fora de prazo, disse fonte estudantil.

Agência LUSA /

O presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (UP), Tiago Pinto, disse à agência Lusa que o compromisso foi assumido hoje por Novais Barbosa numa reunião em que participaram também os presidentes dos conselhos Directivo, Científico e Pedagógico da faculdade.

"A Reitoria assumiu a responsabilidade do que aconteceu", afirmou Tiago Pinto, recordando que os planos curriculares foram enviados um dia útil depois do prazo porque um funcionário da Reitoria não conseguiu fazer seguir os documentos no último dia do prazo, por excesso de peso do envelope.

Para a associação de estudantes, "parece bizarro que algumas gramas possam pôr em causa o trabalho de dezenas de pessoas e o futuro de centenas de estudantes".

Tiago Pinto explicou que a "reestruturação profunda" dos dois cursos no âmbito do Processo de Bolonha foi preparada de forma "entusiástica" por estudantes e professores da faculdade, uma das mais avançadas na adaptação às novas regras do Ensino Superior Europeu.

O dirigente referiu que, caso a Direcção-Geral do Ensino Superior venha a aprovar a reestruturação dos dois cursos, já no próximo ano lectivo a licenciatura em Ciências da Educação é reduzida a três anos e o curso de Psicologia passa a ter quatro anos, com estágio integrado.

Estas alterações irão afectar os actuais alunos e não apenas os novos, dado que os planos curriculares reformulados prevêem uma fase de transição em que o último ano do curso é substituído por um semestre.

Tiago Pinto referiu que a associação de estudantes vai assumir uma atitude de "espera pró-activa", preparando um abaixo-assinado a enviar ao Ministério da Ciência e Ensino Superior enquanto aguarda por desenvolvimentos das diligências da Reitoria.

PUB