Relatório indica “bom ambiente” na relação de Esmeralda com o pai

A técnica do Instituto de Reinserção Social de Tomar considera que existe um “bom ambiente na relação” entre Baltazar Nunes e a filha Esmeralda. O relatório do acompanhamento às visitas do pai biológico questiona a atitude do casal que tem a guarda da menor.

RTP /
Técnica considera que a menina anda "sorridente e feliz" nos encontros com o pai biológico RTP

A “criança tem sofrido pressões em ambiente familiar para evitar as visitas” e os contactos com o pai e a mãe biológicos, lê-se no documento a que a Lusa teve acesso.

O relatório foi elaborado pela técnica que acompanha os contactos entre a menina de Torres Novas e o pai biológico. Florbela Paulo aponta o “bom ambiente entre ambos”, escreve que as visitas de Novembro “correram bem” e conta que Esmeralda até “andou às cavalitas do pai”, tendo ainda dito que “queria mais visitas”.

“Ao longo da visita de Baltazar Nunes, Esmeralda Porto manteve-se alegre e brincalhona com o pai e respectiva esposa, não se observando sinais de ansiedade face ao contacto estabelecido”, refere.

Esta posição contraria um outro relatório, preparado pelo Departamento de Pedopsiquiatria do Centro Hospitalar de Coimbra que apontava “problemas de ansiedade” e riscos para a saúde mental de Esmeralda.

Os advogados do pai biológico já vieram pedir o afastamento desta equipa ou, então, a nomeação de um novo grupo de profissionais que “denote compreender os objectivos pretendidos com a sua intervenção e demonstre interesse e empenho em colaborar com as decisões judiciais”.

Os advogados de Baltazar Nunes apontam que o Departamento de Pedopsiquiatria nunca presenciou “a interacção entre pai e filha”.

Em virtude das alterações de competências do Instituto de Reinserção Social de Tomar, o acompanhamento das visitas vai passar a ser efectuado pela Segurança Social de Santarém. Baltazar Nunes já moveu uma acção judicial contra este organismo, por causa da decisão de propor um processo de adopção a favor do casal afectivo. Por isso, os seus advogados apresentaram um requerimento para que as visitas continuem a ser acompanhadas pela técnica Florbela Paulo.
PUB