Relógios atrasam 60 minutos no domingo

Lisboa, 23 Out (Lusa) - A hora de Inverno chega domingo de madrugada a Portugal continental com os relógios a atrasarem 60 minutos às 02:00, proporcionando mais uma hora de sono, mas causando pequenas perturbações nas crianças devido a alterações de ritmos.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A pediatra Rosa Gouveia, da Sociedade Portuguesa de Pediatria, disse à Lusa que a mudança para a hora de Inverno, apesar de trazer vantagens, como o amanhecer mais cedo, "que vem compensar o anoitecer antecipado, não deixa de ser um artifício que vai, nos primeiros dias, afectar o ritmo habitual das crianças e dos pais".

De acordo com esta médica, estas alterações verificam-se sobretudo no "horário das refeições, na hora de ir para a cama e na hora de acordar de manhã, assim como no horário escolar".

A pediatra adverte que se as crianças forem "forçadas subitamente a seguirem um novo horário" podem apresentar episódios de irritabilidade e cansaço.

Por esta razão, Rosa Gouveia aconselha que a transição da hora se dê de forma progressiva "recuando" os horários 10 ou 15 minutos por dia para que haja uma adaptação gradual.

"Regra geral, ao fim de uma semana a criança já está adaptada", referiu.

Opinião semelhante tem o presidente da Associação Nacional de Professores, João Henrique Grancho, que disse à Lusa que apenas alguns docentes, contactados por si, denotam um "dispersamento ligeiramente maior" nos alunos, nos dias imediatos à alteração da hora.

Na opinião da neurologista Teresa Paiva "a mudança de hora só dá problemas quando se passa a dormir menos uma hora", ou seja na alteração para o horário de Verão.

Essa alteração, exemplificou, "dá origem a um aumento de acidentes nas 48 horas subsequentes".

Confrontado com este dado, fonte da Brigada de Trânsito da GNR disse que não se pode estabelecer uma ligação directa entre a alteração da hora e um eventual aumento de sinistralidade, que se pode ficar a dever a mais trânsito ou chuva.

A hora de Inverno vai manter-se até ao dia 29 de Março de 2009, quando os relógios forem adiantados 60 minutos, dando-se entrada na hora de Verão.

SB

Lusa/Fim


PUB