Reserva estratégica de vacinas para o sarampo é "muito confortável"

Em resposta às perguntas dos jornalistas, o ministro da Saúde refere que este "não é o momento" para discutir a obrigatoriedade da vacinação. Francisco George, diretor-geral de Saúde, realça que o número de crianças não vacinadas em Portugal é reduzido e que existem cerca de 200 mil doses em reserva.

RTP /
O diretor-geral de Saúde refere que existe uma reserva estratégica "muito confortável" de 200 mil doses, a acrescentar às 100 mil que são previstas todos os anos, tendo em conta o número de nascimentos por ano, em Portugal.

Francisco George destaca que há muito poucas crianças não vacinadas em Portugal, entre 10 a 15 mil segundo os cálculos das autoridades de saúde.

"As nossas taxas de cobertura são elevadas por comparação com outros países", garante Francisco George.

Sobre a adolescente que morreu esta quarta-feira na sequência do atual surto epidémico, o ministro Adalberto Campos Fernandes refere que a doente em causa não estava imunizada pela vacina.

O ministro realça ainda que o momento atual "não é adequado" para discutir a obrigatoriedade das vacinas em Portugal e confirma que há 21 casos confirmados de sarampo.

Adalberto Campos Fernandes refere que não há motivo para grande preocupação e que os pais devem procurar explicações junto dos médicos.
PUB