Responsável pelo INML eleito presidente da Associação Internacional de Ciências Forenses
Lisboa, 25 Jul (Lusa) - O presidente do Instituto de Medicina Legal (INML), Duarte Nuno Vieira, foi eleito hoje presidente da Associação Internacional de Ciências Forenses no 18º congresso trienal da Associação, que decorre em Nova Orleães, nos Estados Unidos.
Em declarações à agência Lusa, Duarte Nuno Vieira, que assumirá o cargo por três anos, disse que a Associação Internacional de Ciências Forenses, IAFS na sigla em inglês), "agrupa os institutos e departamentos de medicina legal, mas também todos os serviços mundiais e laboratórios de polícia científica ou equivalentes".
Duarte Nuno Vieira foi também convidado, depois de ser eleito no Congresso, a presidir à World Police Medical Officers - Associação Mundial de Polícias Médicas, de âmbito anglo-saxónico -, que reúne os médicos que trabalham para as forças policiais.
Face à eleição no Congresso, onde participam 89 países, Portugal vai ter a responsabilidade de "pela primeira vez" organizar o próximo Congresso da Associação Internacional das Ciências Forenses, em 2011, adiantou.
O presidente do INML acrescentou que esta é a primeira vez que um português assume a presidência da IAFS e é também a primeira vez que o presidente desta Associação é o mesmo que preside à Academia Internacional de Medicina Legal.
A Academia envolve apenas a medicina legal, enquanto a IAFS integra a medicina legal e as outras áreas periciais, explicou Duarte Nuno Vieira.
"Ao presidir às duas organizações vai-me permitir promover uma maior aproximação entre estas duas áreas e uma maior articulação entre a medicina legal e as áreas periciais como os laboratórios de investigação pericial", adiantou.
Entre outros objectivos, o presidente do INML quer "promover as ciências forenses a nível mundial, assumir protocolos de actuação, promover a formação pericial e ensino das ciências forenses a nível mundial, procurar uma maior aproximação entre os diversos países e uma maior colaboração pericial a nível internacional".
SB
Lusa/Fim