País
Risco máximo de incêndio devido ao aumento do calor
Chegou o calor. Temperaturas que levam o Instituto Português do Mar e da Atmosfera a ativar o aviso amarelo para os distritos de Évora, Beja e Setúbal. Aviso que só vai terminar na tarde de quinta-feira. Até sábado as temperaturas podem ultrapassar os 35 graus Celsius.
Foto: Nuno Patrício - RTP
A Proteção Civil alerta para o risco de incêndio rural especialmente no interior norte e centro e na região sul. A Autoridade Nacional sublinha que vai ficar em prontidão com a mobilização de quase nove mil operacionais, mais de 1.800 veículos e 33 meios aéreos.
Mas o calor não se faz sentir só em Portugal. A Organização Meteorológica Mundial antevê, para os próximos quatro anos, um novo máximo anual da temperatura média do planeta.
O ano passado já tinha sido o mais quente da história, com a temperatura a registar 1,55 graus Celsius acima da média pré-industrial. Um relatório conhecido esta quarta-feira diz que há 80 por cento de hipóteses de haver um novo recorde de temperatura até 2029.
Prevê também uma subida inédita, embora uma pequena probabilidade (1%) de a temperatura aumentar 2ºC num dos anos até 2030.