Rodrigo Santiago novo presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem

Lisboa, 23 set (Lusa) - O causídico Rodrigo Santiago foi nomeado novo presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados, substituindo Jerónimo Martins, anunciou a OA.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"O Conselho Geral, reunido a 22 de setembro, deliberou por unanimidade designar o dr. Rodrigo Santiago como novo presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados", indica uma nota divulgada no site da Ordem dos Advogados (OA).

Advogado desde 1973, Rodrigo Santiago exerceu diversos cargos na OA. No Conselho Distrital de Coimbra foi eleito vogal no triénio 1984/86, vice-presidente no triénio 1987/89 e presidente no triénio 1990/92. Mais tarde foi eleito vogal do Conselho Geral, no triénio 1993/95.

A nomeação de Rodrigo Santiago surge depois de o Conselho Geral da OA ter deliberado esta semana por unanimidade destituir, "por perda de confiança", o causídico Jerónimo Martins do cargo de presidente da Comissão de Direitos Humanos da OA, como anunciou o bastonário, Marinho Pinto.

"A deliberação fundou-se na perda de confiança", segundo um "comunicado do bastonário" divulgado no site da Ordem dos Advogados.

A Comissão de Direitos Humanos da OA "posiciona-se como observatório social da evolução pelo respeito dos direitos fundamentais dos cidadãos, promovendo os direitos, liberdades e garantias da pessoa; colaborando ativamente com organizações cívicas e institucionais e identificando e denunciando situações violadoras dos princípios universalmente aceites como símbolos dos direitos humanos", segundo o site da OA.

O Conselho Geral é presidido pelo bastonário e é o órgão de direção e gestão da Ordem dos Advogados.

PUB