Rosa do Céu eleito presidente do Turismo de Lisboa e Vale do Tejo
Santarém, 15 Nov (Lusa) - O presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, Joaquim Rosa do Céu (PS), foi eleito sexta-feira presidente da Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo (T-LVT) por 95,8 por cento dos votos expressos.
Além da direcção presidida por Rosa do Céu, os 48 votantes, de um universo de 59 entidades, elegeram também a Mesa da Assembleia-Geral do T-LVT, presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, o também socialista António Costa.
A tomada de posse dos órgãos dirigentes da T-LVT está marcada para quarta-feira, nos Paços do Concelho de Lisboa.
Rosa do Céu disse à agência Lusa que a sua direcção vai tentar "não ceder à tentação do imediato", tendo por objectivo a elaboração de um plano estratégico "que identifique e hierarquize as potencialidades turísticas desta vasta região e aponte produtos estratégicos".
Lembrando que o T-LVT resulta da fusão de três regiões de turismo, abrangendo "uma área geográfica grande onde coexistem realidades diferentes", Rosa do Céu admitiu que a direcção a que preside terá de "ponderar" a "racionalização" do quadro de pessoal que herda, cerca de uma centena de pessoas.
Assegurando que as alterações que ocorrerem se farão "sem causar grandes perturbações" na vida das pessoas, o presidente da T-LVT disse existirem várias possibilidades que poderão ser satisfatórias para os trabalhadores.
A Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo integra 51 municípios e ainda entidades como a Associação de Hotelaria de Portugal, Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo, Turismo de Lisboa e do Estoril, Associação da Restauração e Similares de Portugal.
Rosa do Céu disse à Lusa estar a "equacionar a possibilidade" de deixar a presidência da Câmara Municipal de Alpiarça, admitindo deixar o lugar para a sua vereadora Vanda Nunes.
MLL.