Rui Reininho e Maria de Belém confrades das Tripas à Moda do Porto
O cantor Rui Reininho, a pintora Armanda Passos e a deputada Maria de Belém Roseira vão ser entronizados sábado pela Confraria Gastronómica das Tripas à Moda do Porto, anunciou a organização.
A eurodeputada Elisa Ferreira, os presidentes da Associação Nacional de Empresárias, Joana Lencastre, e da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, o administrador do Millenium BCP Alípio Dias e o director-geral da Recheio, Jorge Dias, são outros novos confrades.
A Confraria das Tripas à Moda do Porto, criada em 2001, ano em que o Porto foi Capital Europeia da Cultura, tem como objectivo a divulgação deste prato, que dá aos portuenses o apelido de tripeiros.
As Tripas à Moda do Porto são feitas com dobrada de vitela, feijão, galinha, enchidos e especiarias, como cravinho, pimenta preta e branca, louro e cominhos.
Na sexta entronização, marcada para sábado no Palácio da Bolsa, serão acolhidos também como confrades a pintora Helena Amaral, o gestor da Central de Cervejas Arnaldo Santos, o director do Serviço de Genética da Faculdade de Medicina do Porto, Alberto Barros, e o director da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, Xavier Malcata.
A Confraria das Tripas à Moda do Porto, presidida actualmente pelo chefe Hélio Loureiro, conta entre os seus confrades com nomes como Rui Rio, José Lello, Almeida Santos, Luís Filipe Menezes, Valentim Loureiro, Valente de Oliveira, José Rodrigues, Daniel Serrão, Manuela Melo, Germano Silva, Júlio Couto, Rui Nabeiro, Artur Santos Silva e Belmiro Azevedo, disse à Lusa fonte da organização.