Sá Fernandes propõe 25 bibliotecas municipais para Lisboa
O vereador independente eleito pelo Bloco de Esquer da em Lisboa, José Sá Fernandes, apresentou um projecto para remodelar no ve bibliotecas municipais, construir outras nove e instalar mais sete, noutros e difícios já existentes.
O plano, apresentado à Comunicação Social e coordenadores das bibliotec as municipais, vai ser submetido na próxima semana à apreciação dos vereadores, em reunião de Câmara.
Durante o encontro, em que participou também o director municipal de Cu ltura, Rui Pereira, Sá Fernandes traçou um cenário negativo do estado em que se encontram as bibliotecas municipais, ao nível da conservação das instalações e a cervo, bem como da oferta disponível e condições de trabalho.
O vereador pretende ver definida no Plano Director Municipal (PDM), act ualmente em revisão, uma rede de bibliotecas municipais.
Além do investimento da autarquia, o vereador defende que a rede deveri a ser também criada através de contrapartidas exigidas pela construção de novas urbanizações.
Apesar das dificuldades financeiras da autarquia, Sá Fernandes consider a que seria possível desenvolver este projecto se a Câmara poupasse 10 milhões d e euros na construção de um grande edifício projectado para albergar, no Vale de Santo António, o Arquivo Histórico, a Biblioteca Central e um Centro de Convenç ões, optando por uma solução de menor dimensão.
"Gostaria de ter 25 bibliotecas municipais em Lisboa", disse Sá Fernand es, argumentando que o ideal seria ter uma biblioteca para cada 25.000 habitante s, num raio de 800 metros, equivalente a um percurso de 10 minutos a pé.
Sá Fernandes defende a construção imediata de sete equipamentos de raiz no Parque Mayer, Parque das Nações, Alta de Lisboa, Urbanização do Sporting-Lum iar, Campolide, Restelo e Parque José Gomes Ferreira.
O vereador criticou que zonas com muitos habitantes, como Campolide e B enfica, não têm bibliotecas municipais.
Em resposta, o director municipal de Cultura anunciou que Benfica vai t er, no próximo ano, uma biblioteca a instalar no antigo quartel dos bombeiros e que, em Marvila, deverá abrir outra, já em Janeiro, junto ao parque escolar.
Por outro, acrescentou, a Biblioteca de Poço do Bispo vai ser encerrada por não ter "as condições mínimas", falhada a tentativa da Câmara de conseguir que a Junta de Freguesia cedesse o espaço do salão de festas para conseguir melh ores condições para a biblioteca.
Sá Fernandes denunciou ainda condições de deterioração dos edifícios e pediu, entre outras, uma intervenção urgente na Biblioteca Municipal de Alvalade , afiançando que até "chove lá dentro".
Rui Pereira anunciou que as obras neste espaço começam já quinta-feira.
Para a Biblioteca Municipal de Belém, o vereador sugere a criação de um a esplanada com um bar, a explorar pela autarquia, e o aproveitamento do edifíci o anexo.
Sobre a expansão desta biblioteca, Rui Pereira informou que a Câmara te m tentado essa medida mas que o edifício anexo é utilizado por um clube e uma as sociação.
Para a Biblioteca Camões, Sá Fernandes exigiu obras de manutenção mas o director municipal referiu tratar-se de um edifício privado, cujo proprietário "não quer negociar com a Câmara".
Também a Biblioteca Natália Correia precisa de obras, além de ter encer rada a secção infantil, mas a situação vai ser resolvida em Janeiro, garantiu Ru i Pereira.
Na Biblioteca Sophia de Mello Breyner, o vereador identificou a falta d e uma secção para adultos e de material de apoio mas a situação irá ser resolvid a no próximo mês, segundo Rui Pereira.
Outra situação denunciada pelo vereador foi a falta de acesso para defi cientes na Biblioteca da Penha de França.
Embora reconhecendo esta e outras dificuldades enumeradas por Sá Fernan des ao nível do funcionamento e conservação das 17 bibliotecas municipais existe ntes em Lisboa, Rui Pereira, considerou que a rede não é só o edificado, manifes tando-se mais preocupado com a falta de qualificação dos funcionários.
Rui Pereira afirmou que um terço dos funcionários não tem qualificação e que é necessário investir nessa área.