Sampaio condecora José Luís Cardoso e Fernando Rosas, entre 34 agraciados
O Presidente da República, Jorge Sampaio, conde cora hoje o capitão de Abril José Luís Cardoso e o historiador e deputado do Blo co de Esquerda Fernando Rosas, entre 34 personalidades agraciadas ao longo do di a em Belém.
José Luís Cardoso, agraciado com a Ordem da Liberdade (Grande-Oficial), foi mandatário de Manuel Alegre por Évora nas últimas eleições presidenciais, d evendo contar com a presença do ex-candidato na cerimónia desta noite.
Na mesma cerimónia, marcada para as 21:00, são também condecorados com a Ordem da Liberdade os militares João Bicho Beatriz, Mário Tavares de Almeida, Alfredo Assunção, Rui Silva, Luís Moura, Luís Pessoa, Aprígio Ramalho, Alcides M arques (a título póstumo), Francisco Mascarenhas e José Fontão.
Com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade são agraciados Teófilo Silva Bento , Rui da Costa Ferreira e o tenente-general Faria Leal, que assegurou a chefia d a Casa Militar de Jorge Sampaio durante os dois mandatos.
Também com a Ordem da Liberdade, com o grau de comendador, são condecor ados Maria João Gerardo, Fernando Rosas, Rui Pereira, Fernando Baeta Neves e Alf redo Ladeira Caldeira.
A Ordem da Liberdade destina-se a distinguir serviços relevantes presta dos em defesa dos valores da civilização, em prol da dignificação do Homem e à c ausa da liberdade.
Num dia dedicado quase integralmente a atribuir condecorações, Jorge Sa mpaio agraciou ao início da tarde com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo António Pint o da França, Gonçalo Santa Clara Gomes, Fernando Andersen de Guimarães, José Luí s Gomes, Manuel Fernandes Pereira, João de Vallera e Álvaro Mendonça e Moura, to dos embaixadores, e Miguel Sousa (comendador).
A Ordem Militar de Cristo é atribuída por destacados serviços prestados ao País no exercício das funções dos cargos que exprimam a actividade dos órgão s de soberania ou na Administração Pública, nomeadamente na magistratura e diplo macia.
Luís Barreiros, ex-embaixador de Portugal em Bagdade, recebeu a Grã-Cru z da Ordem do Infante D. Henrique, enquanto José Carlos Serafino se tornou comen dador da mesma ordem.
A mesma distinção (comendador da Ordem do Infante D. Henrique) foi atri buída aos arquitectos Manuel Graça Dias, Ana Tostões, Manuel Mateus e Mendes Rib eiro.
A Ordem do Infante D. Henrique visa distinguir serviços relevantes pres tados a Portugal, no País e no estrangeiro, serviços na expansão da cultura port uguesa, na sua história e seus valores.
A Associação de Estudos Superiores de Empresa tornou-se, por seu turno, membro-honorário da Ordem do Mérito, que distingue actos ou serviços meritórios praticados no exercício de quaisquer funções, públicas ou privadas, ou que reve lem desinteresse e abnegação em favor da colectividade.