Sampaio foi eleito Presidente da República há 10 anos
Jorge Sampaio completa sábado dez anos sobre a sua eleição para Presidente da República, a 14 de Janeiro de 1996, ao vencer o ex-primeiro-ministro Cavaco Silva, que volta a candidatar-se às presidenciais de dia 22.
Com 53,83 por cento dos votos, Jorge Sampaio venceu, logo à primeira volta, o candidato Cavaco Silva, que teve 46,17 por cento.
Jorge Sampaio era ainda presidente da Câmara Municipal de Lisboa quando, em Fevereiro de 1995, anunciou, apenas rodeado da família, a sua candidatura a Belém. Só meses depois veio a ter o apoio do PS, partido que liderou de 1989 a 1991.
Mais de 700 nomes, entre ministros, músicos e actores figuravam na comissão de honra da candidatura, que tinha como mandatária nacional Inês de Jesus Serra Lopes e como mandatários da juventude a actriz Inês de Medeiros e o músico Pedro Burmester.
Com o principal slogan "Um por todos/todos por Portugal", Jorge Sampaio prometeu, durante a campanha, dar voz aos excluídos da sociedade, políticas "ambiciosas" para os jovens e uma cooperação entre os órgãos de soberania.
O actual Presidente da República tinha como "bandeiras" a consolidação do compromisso de Portugal com a União Europeia e a cooperação com o Brasil e com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
Ajudar a construir a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e apoiar a autodeterminação do povo de Timor-Leste eram outros pontos do seu manifesto.
Na noite de 14 de Janeiro de 1996, Jorge Sampaio garantia que seria "o Presidente de todos os portugueses" e que os apoiantes de Cavaco Silva poderiam contar consigo, alegando que "o Presidente da República está acima dos partidos".
"As escolhas estão feitas. Entre os eleitores não há derrotados. Serei o Presidente de todos os portugueses. Todos são necessários para garantir o futuro de Portugal", disse na varanda da sede da sua candidatura, em Lisboa.
Jorge Sampaio sucedeu no Palácio de Belém a Mário Soares, que se candidata a um terceiro mandato nas eleições de 22 de Janeiro, e foi reeleito nas eleições de 2001.
O seu segundo mandato, após dez anos de Chefia do Estado, termina a 09 de Março.
Nascido a 18 de Setembro de 1939, em Lisboa, Jorge Fernando Branco de Sampaio formou-se em Direito em 1961 e foi nas lutas académicas do início da década de 60 que iniciou um percurso de oposição à ditadura.
Após o 25 de Abril de 1974 foi um dos fundadores do Movimento de Esquerda Socialista (MÊS), que abandonou pouco depois, e em 1975 foi nomeado secretário de Estado da Cooperação Externa.
Três anos depois, em 1978, aderiu ao PS e já pelo partido foi eleito deputado, de 1979 a 1991.
Em 1989, candidatou-se e ganhou a Câmara de Lisboa, à frente de uma coligação de esquerda, que incluía o PCP, cargo que ocupou até 1995, ano em que anunciou a sua candidatura a Belém.