Sandiães inaugura ponte nova e dá descanso a travessia medieval
A nova ponte sobre o rio Neiva na Est rada Nacional 306, em Anhel, Ponte de Lima, abre segunda-feira ao trânsito, depo is de um investimento de 450 mil euros, informou a Estradas de Portugal.
Segundo a fonte, a nova ponte tem uma extensão total de 34 metros e 10, 5 metros de largura, oito dos quais para as duas faixas de rodagem.
Esta ponte vai substituir a travessia medieval existente em Sandiães, q ue, como disse o presidente da Junta de Freguesia local, Domingos Dias, apresent a "sérios problemas" de segurança.
O autarca sublinhou que a ponte medieval da freguesia há muito que ofer ece problemas de segurança, que pioraram com o início das obras de construção da A3 e o consequente aumento de atravessamento de camiões.
"Como se trata de uma ponte extremamente estreita, as suas protecções l aterais são constantemente destruídas pelos camiões, o que acaba por representar um perigo quer para os veículos que a atravessam, quer para os próprios peões", referiu.
Domingos Dias lembrou que aquela ponte era diariamente utilizada pelos transportes colectivos de passageiros e pelas crianças que se dirigem a pé à esc ola do 1º ciclo da freguesia.
"A ponte chegou a estar um ano inteiro sem protecções laterais", acresc entou, por entre críticas aos "pequenos remendos" que as entidades responsáveis foram fazendo ao longo dos anos, em vez de "atacarem a sério" o problema.
Um relatório elaborado pelo Instituto de Estradas de Portugal e divulga do em Setembro de 2003 apontava a ponte de Anhel como uma das oito do distrito d e Viana do Castelo que estavam numa situação considerada de "muito perigo".
Após a entrada em funcionamento na nova ponte, a Junta de Sandiães quer que a estrutura medieval seja recuperada e preservada na sua traça original, já que, como sublinhou Domingos Dias, se trata de um "ex-libris" da terra, estando mesmo representada no brasão da freguesia.