Santana desafia Sócrates para diálogo alargado para acabar com clima de suspeita nos políticos

Lisboa, 30 Jan (Lusa) - O líder parlamentar social-democrata desafiou hoje o Governo e o procurador-geral da República (PGR), com o apoio do Presidente, a aceitar um processo de reformas na justiça que acabe com o clima de suspeição sobre os políticos.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Pedro Santana Lopes ofereceu "a disponibilidade" do PSD para "um processo de diálogo" com o Governo, o procurador, e com o apoio do Presidente da República, com vista a reformas para "acabar com este labéu permanente".

"Os políticos não podem viver sob suspeita", argumentou Santana Lopes.

O desafio foi feito por Pedro Santana Lopes no debate quinzenal com o primeiro-ministro, no Parlamento, que não deu muitos pormenores sobre a proposta.

Santana Lopes lembrou as declarações do novo bastonário da Ordem dos Advogados, à Antena 1, onde Marinho Pinto disse que há pessoas em cargos de destaque na hierarquia do Estado que praticam crimes e não são punidas.

"O fenómeno da corrupção é um dos cancros que mais ameaça a saúde do Estado de Direito em Portugal. Há aí uma criminalidade em Portugal muito importante, da mais nociva criminalidade para o Estado, para a sociedade, e que andam aí impunemente e alguns deles andam aí a exibir os benefícios e os lucros dessa criminalidade. Alguns, inclusive, ocupam cargos relevantes no Estado português," disse Marinho Pinto.

NS.


PUB