Santo Tirso, Trofa e Famalicão estudam rede de transportes intermunicipal

por Lusa

Os concelhos de Santo Tirso, Trofa e Famalicão estão a estudar a criação de uma "concessão" de transportes públicos comum, avançou hoje o autarca tirsense, apontando que espera que a ideia venha a envolver também Guimarães e Vizela.

"É uma rede de transportes intermunicipal, um projeto inovador porque se trata de uma concessão da gestão de transportes global e adequada às necessidades das pessoas. O diálogo existe e estamos a preparar um protocolo elaborado que permitirá colocar no terreno num ano e meio/dois anos um concurso público para a concessão da exploração e gestão desta rede de transportes intermunicipal", disse o presidente da câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto.

O autarca, que falava na apresentação do Plano de Mobilidade Sustentável do concelho ao qual preside, revelou que o protocolo envolve para já Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga, bem como Trofa e Santo Tirso, distrito do Porto, e admitiu que gostava de juntar "pelo menos o Sul de Guimarães e o concelho de Vizela".

"A escala de cerca de 400 mil habitantes já tem alguma ponderação para que os operadores privados ou públicos possam ver aqui um nicho de negócio que satisfaça o interesse público", disse o autarca, vincando que Santo Tirso faz de "charneira" entre a zona do Ave e a Área Metropolitana do Porto

Segundo Joaquim Couto, esta ideia pode vir a traduzir-se num tarifário comum, bem como em investimentos partilhados "com ou sem fundos do Governo ou comunitários", tendo como objetivo a "otimização dos recursos financeiros".

Na sessão esteve presente o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, que na sua intervenção destacou que "as entidades que estão em melhor posição para gerir os transportes e a mobilidade são as que estão no terreno", dando como exemplos os processos de municipalização que estão a ser levados a cabo no Porto e em Lisboa.

"Se os municípios vizinhos entenderem que se devem articular podem e devem fazê-lo", disse o governante.

Tópicos
pub