Santuário de Fátima com nova Basílica

A nova igreja da Santíssima Trindade em Fátima é hoje inaugurada com a bênção de quarenta cardeais e bispos de diversas nacionalidades, numa cerimónia presidida pelo secretário de Estado do Vaticano, o Cardeal Tarcísio Bertone.

Cristina Sambado, RTP /
Nova Basílica de Fátima é hoje inaugurada Lusa

A nova Basílica, considerada a quarta maior igreja católica do Mundo, é da autoria do arquitecto grego Alexandre Tombazis, tem 125 metros de diâmetro e 18 de altura, capacidade para 9 mil lugares sentados e um custo estimado de 80 milhões de euros.

O novo templo com 13 portas (12 laterais e um pórtico central) não tem telhado, apenas painéis reguláveis que darão mais ou menos luz ao espaço interior. Em 125 metros de diâmetro não há qualquer coluna a suportar o edifício. O arquitecto grego aproveitou o declive do terreno e a nova igreja em forma de anfiteatro não tem no seu interior nenhum degrau.

No interior da Basílica os peregrinos poderão ver obras de Siza Vieira, Pedro Calapez, Kerry Joey Kelly, Maria Loizidou e Catherine Green, entre outros autores.

A parede do fundo do altar, com mais de 500 metros quadrados, inclui vários desenhos de inspiração ortodoxa sobre uma folha de ouro de relevo, da autoria do esloveno Marko Ivan Rupnik, é uma das peças de maior impacto do novo templo.

Hoje, durante a cerimónia da dedicação, vai ser colocada junto ao altar uma pedra retirada do túmulo de São Pedro no Vaticano que foi oferecida por João Paulo II, em Março de 2004, ao reitor do Santuário de Fátima.

Milhares de peregrinos esperados

Às cerimónias da dedicação da Igreja da Santíssima Trindade, que deverão demorar três horas, vão assistir entre muitos convidados do santuário e da diocese Leiria - Fátima o Presidente da República, Cavaco Silva, e o Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, além de milhares de peregrinos.

A GNR estima em cerca de 250 mil o número de fiéis que se deverão dirigir nos próximos três dias a Fátima para assistirem ao encerramento das comemorações dos 90 anos das aparições. Em 1917, três crianças (Jacinta e Francisco Marto e a prima Lúcia de Jesus) afirmaram ter visto, por seis vezes, entre Maio e Outubro, uma aparição de Nossa Senhora.

O Papa Bento XVI não vai participar nas cerimónias por motivos de agenda, mas não deixará de se associar às celebrações e no domingo vai dirigir uma mensagem através de satélite aos peregrinos reunidos em Fátima, onde poderá anunciar uma visita ao Santuário.
PUB