SAP de Póvoa de Lanhoso aos fins-de-semana e feriados garantido apenas até final do mês

Viana do Castelo, 20 Mar (Lusa) - A Câmara de Póvoa de Lanhoso anunciou hoje que apenas existe uma "garantia informal" de funcionamento do SAP do hospital da Póvoa de Lanhoso depois do final deste mês, em fins de semana, pontes e feriados.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"O funcionamento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do hospital da Póvoa de Lanhoso aos fins-de-semana, "pontes" e feriados só está assegurado até 31 de Março, embora haja uma "garantia informal" de prorrogação deste prazo", refere a autarquia em comunicado enviado à Lusa.

A Câmara da Póvoa de Lanhoso, num comunicado assinado pelo seu presidente, o social-democrata Manuel Baptista, manifesta a sua "preocupação" pela indefinição em relação àquele SAP, que funciona no Hospital António Lopes, pertença da Santa Casa da Misericórdia.

No comunicado, emitido após reunião de Manuel Baptista com o provedor da Santa Casa, a autarquia sublinha que, "em princípio", o período de funcionamento do SAP aos fins-de-semana, "pontes" e feriados será prolongado por mais três meses.

Está já agendada para Abril uma reunião com a Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN), para tentar esbater esta indefinição, "que abrange utentes e 30 profissionais de saúde, entre médicos e enfermeiros".

Quanto ao SAP nocturno, o seu funcionamento está assegurado até 10 de Novembro, sendo que, se não for revogado unilateralmente pela ARSN até 10 de Agosto, será automaticamente renovado mais um ano.

De acordo com o comunicado, a câmara está disponível para participar "numa solução global", conjuntamente com a Santa Casa e a ARSN, "para resolver o problema das populações".

VCP.


PUB