Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Sarampo. Portugal com altas taxas de vacinação mas sem "risco zero"

por RTP

O sarampo volta a ser um grave problema. E os números deste ano já passaram o total do ano passado. A Direção-Geral de Saúde fala numa das mais altas taxas de vacinação mas reconhece riscos devido à proximidade dos países que enfrentam surtos.

Foram registados mais de 90 mil casos de sarampo só nos primeiros seis meses do ano em 53 países europeus. São quase mais seis mil do que em todo o ano passado.

Graça Freitas, Diretora-Geral da Saúde, diz que Portugal está "em contraciclo em relação à situação do sarampo na Europa".

A vacinação "teve um efeito muito positivo" em Portugal. "Em 2018, atingimos as taxas de vacinação mais elevadas de sempre", esclarece a Diretora-Geral de Saúde.

Reino Unido, Grécia, República Checa e Albânia já perderam o estatuto de eliminação do vírus por não terem conseguido controlar o aparecimento de novos surtos.

A nível mundial o cenário é ainda mais preocupante com mais de 364 mil casos registados. Portugal está em situação de alerta mas apresenta resultados mais animadores.

Há registo de dez casos no primeiro semestre. O ano passado, houve 171.
pub