Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Saúde Mental dos trabalhadores custa até 5 mil milhões e 300 mil euros por ano às empresas

por Antena 1

Reuters

Os problemas de Saúde Mental dos trabalhadores custam até 5 mil milhões e 300 mil euros por ano às empresas nacionais.O cálculo é feito pela Ordem dos Psicólogos.

O valor peca por defeito, já que diz respeito apenas a custos indiretos e deixa de fora, por exemplo, a administração pública.

Contudo revela um aumento significativo face ao relatório anterior. Em 2020, falava-se num custo a rondar os 3 mil milhões e 200 mil euros.

Uma subida diretamente relacionada com a pandemia da covid-19, mas que, segundo os psicólogos, serve de alerta.

Na realidade nem todas as empresas foram capazes de responder de imediato a este problema, que se agravou com a pandemia, reconhece o vice-presidente da Confederação Empresarial de Portugal, Armindo Monteiro.

Para Armindo Monteiro, se o levantamento fosse feito hoje, o resultado seria menor, acredita.

Desde 2021 muitas empresas têm trabalhado para resolver este problema, que agora é encarado como tema central para muitas, mas ainda assim se as contas fossem atualizadas o resultado seria na mesma "agressivo".

Para o vice da CIP é preciso melhorar a comunicação e dar perspetivas aos trabalhadores. Isso é mais complicado nas empresas de maiores dimensões, explica.

A Confederação Empresarial de Portugal participou precisamente ontem, em Lisboa, num evento onde foi abordado o tema e onde esteve a ordem dos Psicólogos.
pub