Scutvias vai instalar estações meteorológicas ao longo da A23

A concessionária da Auto-Estrada da Beira Interior (A23), Scutvias, anunciou hoje a instalação de estações meteorológicas ao longo da via, para melhorar a segurança através da emissão de avisos sobre o estado do tempo nos painéis electrónicos.

Agência LUSA /

Até ao final do primeiro trimestre do próximo ano, a Scutvias espera ter em funcionamento a primeira estação experimental.

Os dados recolhidos pelos sensores serão tratados no centro de comunicações da A23, instalado na Lardosa (Castelo Branco), sendo depois emitidos avisos sobre as condições meteorológicas nos painéis electrónicos distribuídos ao longo da via.

Os dispositivos vão fornecer dados sobre vento, visibilidade, temperatura do ar e pavimento, pluviosidade e formação de gelo.

A instalação das estações é o culminar de um processo que incluiu a realização de um estudo de climatologia na A23, desenvolvido ao longo de 2004.

As zonas de Maçã, Fundão, Benespera e Pinhel são apontadas pela Scutvias como algumas das mais instáveis da A23 e onde deverão ser instaladas as novas estações meteorológicas.

PUB