Seca. Animais e culturas em risco no Alentejo

por RTP

O Alentejo é uma das regiões do país onde a seca mais se faz sentir. Os agricultores sentem dificuldades sobretudo em dar de beber aos animais e em regar culturas. Os poços estão a secar e muitos produtores já têm de comprar diariamente alimentos para os seus animais.

A repórter da RTP, Teresa Marques, falou com um produtor agrícola, António Perdigão, cuja barragem privada está a 10 por cento da capacidade.

"A falta de água é um dos principais dramas", reconhece o agricultor. Por essa razão, "há pouca pastagem e grande parte dos agricultores já esgotaram os alimentos conservados que tinham para dar aos seus animais".

Também a "produção deste ano já está comprometida, nomeadamente dos cereais", mesmo para aqueles que "ainda conseguem regar alguma coisa".

A falta de chuva está ainda a esgotar os lençóis freáticos e muitos poços já secaram, o que irá implicar uma gestão rigorosa de água nos meses mais quentes, refere ainda António Perdigão.

O Governo deveria fazer face a esta "situação calamitosa", defende este produtor agrícola. Deveria declarar a situação de "calamidade pública", para aceder a fundos comunitários, e "agilizar o licenciamento para novas captações de água".
pub