Secretário de Estado demite-se por incompatibilidades com Anabela Rodrigues

O secretário de Estado adjunto da ministra da Administração Interna, Fernando Alexandre, apresentou a demissão.

Patrícia Cerdeira /

Foto: Tiago Petinga/Lusa

A Antena 1 apurou que Fernando Alexandre invocou motivos pessoais, embora na base da sua decisão estejam incompatibilidades com a ministra Anabela Rodrigues.

O pedido ainda não foi aceite pelo primeiro-ministro. Fernando Alexandre entrou para o Governo em abril de 2013, pela mão do então ministro Miguel Macedo.

Contactado pela Antena 1, Fernando Alexandre confirmou que pediu a demissão do cargo, embora tenha recusado gravar declarações ou adiantar qualquer explicação.

A ministra esteve esta manhã ao lado do primeiro-ministro na apresentação do Compromisso para o Crescimento Verde, em Lisboa. Os dois trocaram impressões, mas à saída foi estabelecido um cordão de segurança para impedir os jornalistas de se aproximarem de ambos.

A Antena 1 sabe que o objetivo é ganhar tempo para a recolha de informação. O Governo só deve reagir esta tarde à demissão de Fernando Alexandre.

A rádio pública sabe que a exoneração do secretário de Estado já seguiu para Belém. É provável que a substituição de Fernando Alexandre não seja imediata, até porque na quinta-feira o primeiro-ministro vai para Bruxelas participar na cimeira extraordinária sobre a crise humanitária no Mediterrâneo.


(com Sandra Henriques)
PUB