Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação - Perfil
O novo Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, João Gomes Cravinho, é um académico da área que ficará sob sua tutela e filho do dirigente e ex-ministro socialista João Cravinho.
Licenciado em Relações Internacionais pela London School of Economics do Reino Unido em 1986, obteve o título de Mestre pela mesma instituição londrina de ensino um ano depois.
O seu doutoramento foi feito na Universidade de Oxford em 1996, com uma tese sobre Moçambique e as ideologias e políticas estatais da FRELIMO.
O continente africano é, aliás, um dos temas recorrentes das suas intervenções públicas, nas quais destaca a vertente da cooperação.
Tido como "reputado especialista sobre o continente africano" João Gomes Cravinho, de 40 anos, obteve a equivalência a Doutoramento em Sociologia do Desenvolvimento na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde actualmente lecciona, como professor auxiliar, matérias directamente relacionadas com o cargo para o qual foi hoje nomeado.
Foi também observador nas eleições de Angola em 1992 e África do Sul em 1994.
"Teoria das Relações Internacionais", "Cooperação e Desenvolvimento" ou "Sistema Político da União Europeia" são algumas das disciplinas que Gomes Cravinho lecciona em Coimbra.
Ocupa desde 31 de Janeiro de 2001 o cargo de presidente do ICP-Instituto da Cooperação Portuguesa, organismo do Ministério dos Negócios Estrangeiros.