Sede do Instituto Medicina Legal avança no pólo III da Universidade
O ministro da Justiça homologou hoje, em Coimbra, o protocolo que vai permitir a construção da nova sede do Instituto Nacional de Medicina Legal (INML), que vai custar 10 milhões de euros e deverá estar pronto até 2008.
As novas instalações do INML ocuparão uma área de cerca de dois mil metros quadrados no pólo III (das Ciências da Saúde) da Universidade de Coimbra (UC).
O edifício do INML ocupará uma área máxima de 7.200 metros quadrados, distribuído por quatro a cinco pisos.
O protocolo celebrado hoje entre a UC, o Instituto de Gestão Financeira e Patrimonial da Justiça (IGFPJ) e o INML contempla ainda uma área destinada ao parqueamento de cem viaturas.
Nos termos do protocolo assinado pelo reitor, Seabra Santos, e pelos presidentes do IGFPJ e do INML, João Paulo Alpendre e Duarte Nuno Vieira, respectivamente, a UC doa o terreno no pólo III ao Instituto de Gestão Financeira e Patrimonial da Justiça para este construir o imóvel.
Além de assegurar o equipamento do edifício, o Instituto Nacional de Medicina Legal compromete-se, entre outros aspectos, a manter com a Universidade de Coimbra "uma estreita e mútua cooperação que permita, nomeadamente, racionalizar os recursos humanos, técnicos e materiais, tendo em vista um ensino e investigação mais eficazes".
Ao intervir na sessão de assinatura do protocolo, na sala do Senado da Universidade de Coimbra, o ministro da Justiça, José Pedro Aguiar-Branco, considerou tratar-se de "um marco significativo".
"Há cerca de 100 anos que não havia uma construção de raiz nesta área", afirmou o governante, adiantando esperar que se tenha invertido, de forma definitiva, a "tendência descendente de investimento" na Justiça.
Ao destacar também o culminar, com o protocolo, de "um processo que se arrasta há anos", o reitor sublinhou o "papel fundamental" do INML na medicina forense.
"Não é só a construção [do edifício]. É a ideia de abertura da Universidade de Coimbra ao exterior e com instalações que permitam outras condições de trabalho", frisou Fernando Seabra Santos.
Futuramente, as faculdades de Medicina e de Farmácia vão passar a funcionar também em imóveis a erguer neste pólo da UC, situado na proximidade do Hospital Pediátrico, dos Hospitais da Universidade e do Centro Regional de Oncologia.
De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Medicina Legal, a nova sede deverá estar concluída em 2007/2008.