SEF detém cinco mulheres e dois homens em bar de alterne

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e a PSP detiveram hoje cinco mulheres e dois homens no bar de alterne "Luar da Noite", no centro comercial «Eiffel», em Maximinos, Braga, disse à Lusa fonte judicial.

Agência LUSA /

Segundo a fonte, três das mulheres detidas de madrugada são de nacionalidade brasileira e uma é de nacionalidade romena, dedicando-se alegadamente todas elas à prostituição.

Durante a operação, o SEF deteve também dois homens, o barman e o porteiro do bar, e uma mulher de nacionalidade portuguesa, alegadamente gerente do estabelecimento, que são suspeitos da prática do crime de lenocínio e auxílio à imigração ilegal.

Na ocasião, a PSP notificou a gerência de uma ordem de encerramento já dada pelo Governo Civil.

Os agentes policiais encontraram também, "um casal em flagrante delito" num dos quartos que existem no interior do bar.

Os detidos foram presentes ao Tribunal de Braga, onde se encontram a ser ouvidos pelo juiz de instrução criminal.

A operação policial segue-se a iniciativa idêntica das duas forças policiais junto do bar de alterne "Detalhes", sedeado no mesmo prédio, e que também recebeu ordem de encerramento do Governo Civil.

O bar continua, no entanto, aberto, já que os proprietários recorreram da decisão para o Tribunal Administrativo de Braga.

Nas últimas semanas, o SEF/Braga tem vindo a "visitar" várias casas do género existentes no distrito, com o objectivo de combater o fenómeno da imigração ilegal, nomeadamente a que se destina às alegadas casas de prostituição da zona.

As autoridades estimam que existam cerca de 80 daqueles estabelecimentos no distrito de Braga, representando 1.500 presumíveis prostitutas no total.

A fonte sublinhou que o fenómeno está a tomar proporções preocupantes, havendo, por isso, necessidade de o controlar, estancando o crescente fluxo de mulheres sul- americanas para Portugal e combatendo as redes que exploram o fenómeno.

PUB