SEF multa empresas por contratarem ilegais
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras multou na semana passada, no Algarve, cinco empresas que no conjunto vão pagar coimas entre os 31 e os 71 mil euros por terem contratado imigrantes ilegais.
No âmbito do reforço do combate à imigração ilegal e do apuramento da resp onsabilidade de entidades empregadores que contratam cidadãos estrangeiros, o SE F desenvolveu na semana passada várias acções de fiscalização a empresas da regi ão do Algarve.
Fonte do SEF disse à Agência Lusa que foram fiscalizadas cinco empresas qu e tinham ao serviços imigrantes ilegais e que no conjunto vão pagar coimas entre os 31 e os 71 mil euros.
A fonte adiantou que "a tónica das acções de fiscalização não está no imig rante ilegal, mas na responsabilização da entidade empregadora".
Segundo a lei, quem empregar cidadãos estrangeiros que não possua autoriza ções de residência, permanência ou visto de trabalho fica sujeito, por cada um d eles, à aplicação de uma coima cujo valor varia tratando-se de pequena, média ou grande empresa.
Além do pagamento da coima, as empresas são ainda responsabilizadas pelo p agamento das despesas inerentes ao afastamento dos cidadãos estrangeiros do país .
Nesta operação realizada na região do Algarve foram detidos oito imigrante s por estarem ilegalmente no país e notificados 20 cidadãos estrangeiros para ab andono do território nacional.
Na semana passada, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras fiscalizou ainda várias empresas no Pombal, Marinha Grande, Castelo Branco e Covilhã, onde foram detectados vários imigrantes ilegais a trabalhar.