Segunda edição da campanha "Separar Toca a Todos" arranca hoje
A Sociedade Ponto Verde (SPV) promove a partir de hoje e até ao final do ano a segunda edição da campanha "Separar Toca a Todos", com o objectivo de fomentar hábitos de separação de embalagens usadas para posterior reciclagem.
A iniciativa pretende visitar cerca de um milhão de lares portugueses e premiar aqueles que já procedem à separação de embalagens, sendo que no ano passado, entre Maio e Dezembro, a campanha visitou um quarto dos lares nacionais, o que representa cerca de 670 mil famílias.
Do total de visitas, perto de 83 mil famílias receberam, efectivamente, nas suas casas o Ponto Verde e, deste universo, 71 por cento já separa embalagens usadas, assinala a SPV.
"Os resultados alcançados permitem-nos assegurar que a reciclagem de embalagens usadas é uma temática já conhecida e reconhecida dos portugueses", diz, em comunicado, o Director-geral da Sociedade Ponte Verde, Lamy da Fountoura.
à semelhança da primeira edição, a campanha "Separar Toca a Todos" vai abranger todo o território nacional continental, nas zonas de intervenção dos 26 sistemas municipais e autarquias que integram o Sistema Ponto Verde e que efectuam recolha selectiva multilateral.
A Sociedade Ponto Verde é uma instituição privada sem fins lucrativos que tem por missão organizar e gerir a retoma e valorização de resíduos de embalagens.
A entidade gestora do sistema integrado de gestão de resíduos de embalagens, conhecido como Sistema Ponto Verde, é responsável pela recolha e encaminhamento para reciclagem de resíduos sólidos urbanos (RSU) e, desde 2001, de resíduos do comércio/serviços e da indústria.
Em Dezembro passado, a SPV anunciou que, a partir de 2006, vai assegurar o tratamento de embalagens com resíduos perigosos como os insecticidas e as tintas.