Seia beneficia aeródromo e prepara combate aos fogos florestais
O Município de Seia anunciou o hoje investimento de 3,1 milhões de euros na beneficiação do aeródromo municipal, em Pinhanços, onde têm estado sedeados os meios aéreos pesados de combate a incêndios florestais na região.
O projecto prevê a construção de uma aerogare destinada aos bombeiros e à Companhia de Combate a Incêndios Florestais e a casa do guarda.
Para o efeito, a Câmara de Seia elaborou um Plano de Desenvolvimento do Aeródromo Municipal que inclui a construção de um heliporto, melhoria dos acessos, sinalização da pista, placa de estacionamento e estação meteorológica, além de posto de abastecimento de combustíveis, drenagens, sistemas de telecomunicações, rede de água e electricidade, tanques para caldas de combate ao fogo e hangares.
O presidente da autarquia, Eduardo Brito, disse à agência Lusa estar esperançado que o aeródromo de Seia venha a servir como "ponto de apoio para beneficiar as comunicações nesta zona da Serra da Estrela e do interior do país, facilitar o apoio ao turismo e, de uma forma geral, o tecido comercial regional".
O autarca considera esta infra-estrutura como "uma referência no combate ao flagelo dos fogos florestais que anualmente afectam o país, com condições para receber os meios pesados, funcionando como plataforma giratória no apoio aos bombeiros e todas as entidades envolvidas no combate aos incêndios".
Entretanto, o Município vai aplicar 750 mil euros, num período de quatro anos, num Plano de Prevenção de Fogos Florestais que inclui a limpeza de vigilância e sinalização de pontos de água com o objectivo de reduzir os riscos de fogos na floresta do concelho, considerada pela Direcção Geral das Florestas como "área de alto risco".
O trabalho da autarquia no sector compreende ainda a elaboração de cartografia digital, beneficiação de caminhos, construção de pontos de água e limpeza de floresta.
Nas freguesias rurais foram definidos perímetros de segurança segundo orientações da protecção Civil Municipal, GNR, Juntas de Freguesia e bombeiros.