Seis mortos em colisão frontal no IC8

por RTP
Pelas 8h15 estavam no local 31 operacionais, apoiados por 13 veículos Pedro Teodoro - RTP

Um acidente rodoviário ocorrido esta segunda-feira no IC8, perto de São João da Ribeira, provocou seis vítimas mortais. O trânsito foi reaberto nos dois sentidos cerca das 13h00, depois de a via ter estado encerrada cinco horas.

Tratou-se de um choque frontal entre duas carrinhas de caixa aberta - uma com seis lugares e outra com sete. 

Quatro das vítimas seguiam numa viatura de mercadorias, no sentido Pombal – Figueira da Foz. As restantes circulavam numa viatura ligeira em sentido oposto.  As seis vítimas mortais são do sexo masculino.

Uma das viaturas tinha sido fiscalizada pela GNR pouco tempo antes do choque frontal. 

O acidente ocorreu ao quilómetro 32 do IC8 e, segundo a GNR, é uma zona “onde ocorrem muitos acidentes”. 

Em declarações à RTP, o comandante da GNR Daniel Matos frisou que na zona onde ocorreu o acidente são realizadas “ações de fiscalização de forma a combater a sinistralidade rodoviária”. 
O acidente está a ser investigado pelo Núcleo Criminal de Acidentes de Viação do destacamento de Trânsito de Leiria. A via vai estar interrompida "pelo menos duas a três horas", acrescentou o comandante da GNR Daniel de Matos.

Segundo o comandante dos bombeiros, quando a “primeira ambulância chegou ao local as vítimas já não apresentavam sinais vitais”. 

As vítimas tinham entre os 30 e os 40 anos. O presidente da Câmara Municipal de Pombal, Carlos Duarte, revelou que eram residentes “no município”.

“Cinco de nacionalidade portuguesa e um de nacionalidade brasileira. Seriam operários que iam iniciar o seu dia de trabalho”, acrescentou. 

Segundo o autarca, “as condições climatéricas que se poderiam verificar na altura do acidente podem ter sido determinantes. Será muito prematuro estar a atirar qualquer tipo de explicação, porque de facto fazia-se sentir um nevoeiro cerrado”. 

O trânsito foi reaberto nos dois sentidos no Itinerário Complementar 8 (IC8), cerca das 13h00, depois de a via ter estado encerrada cinco horas.

O IC8 faz a ligação entre a A17, junto ao Outeiro do Louriçal (Pombal), e a A23, perto de Vila Velha de Ródão.


Tópicos
pub