Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

"Sem o povo não teria havido o Portugal que temos". O discurso de Marcelo no 10 de Junho

por RTP
Hugo Delgado - Lusa

No seu discurso no dia 10 de Junho, em Braga, o presidente da República destacou esta sexta-feira o povo português e a importância da "arraia-miúda" na afirmação de Portugal.

O povo português foi o tema central do discurso do Presidente da República no Dia de Portugal, que este ano se comemora em Braga e Londres.

Sem o povo, sem a arraia-miúda de que falava Fernão Lopes, não teria havido o Portugal que temos”, disse Marcelo Rebelo de Sousa. “Porque foi esse povo quem morreu aos milhares na conquista do território, que partiu em cascas de noz pelos oceanos, para o desconhecido”, destacou.
Marcelo Rebelo de Sousa lembrou que este ano se celebra dois séculos da Constituição de 1822 e da independência do Brasil.

“Celebramos este ano dois séculos do começo do fim do nosso império colonial, partilhando o júbilo dos nossos irmãos do outro lado do Atlântico, o outro passo do nosso povo, que se desdobrou em dois: o povo brasileiro e o povo português”, lembrou o presidente da República.

Marcelo acrescentou que 180 anos mais tarde, em 2002, “renascia como independente Timor-Leste”, destacando que o povo português “esteve 100 por cento unido ao povo timorense”.

“A unir tudo isto, sempre o povo, o povo português”, sublinhou.


“A nossa pátria é história, é memória, é língua, é alma, é sucesso e fracasso, heróis, líderes, mas é muito mais do que isso: é povo”, rematou Marcelo Rebelo de Sousa.
Tópicos
pub