Sequestro de quatro portugueses é notícia de destaque nos principais jornais venezuelanos

O sequestro, na tarde de domingo, de quatro portugueses, entre eles três menores, no Estado de Táchira, na Venezuela, é hoje notícia de destaque nos jornais venezuelanos, com a maioria a publicar um apelo da família pedindo "piedade" aos sequestradores.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"Avó pede piedade para meninos sequestrados" é o título de capa do jornal El Nacional, que avança que "Virgínia Barreto, avó dos pequenos raptados, pediu aos sequestradores para que devolvam os meninos e o seu filho David".

Por outro lado, citando um comunicado oficial do Governo de Espanha, adverte que "a insegurança é considerável em grandes cidades como Caracas, Valência, Maracaibo e Maracay", acrescentando que a viagem entre o Aeroporto e a capital "é muito perigosa".

"Meninos sequestrados em mãos de `el hampa` [quadrilhas de delinquentes]" é o título principal do 2001, que dá a conhecer que "organismos de segurança venezuelanos e colombianos, com a ajuda das embaixadas de Espanha e de Portugal, trabalham conjuntamente para evitar" que os portugueses "sejam levados para a Colômbia".

Também na primeira página, o diário La Nación, do Estado de Táchira, fala da "comoção internacional por quádruplo sequestro" e que "os sequestradores ainda não estabeleceram contacto com a família Parra Barreto".

O "El Nuevo País" destaca que "meninos sequestrados são portugueses" e o El Universal, na secção de "sucesos [ocorrências]" diz que "supõe-se que os sequestrados permanecem na Venezuela".

O sequestro dos quatro portugueses é notícia também no Últimas Notícias, que na secção Vida "pedem aos sequestradores que telefonem aos familiares".

Segundo o Diário La Voz, a "mãe dos meninos sequestrados estava de viagem aos EUA e voou para a Venezuela ao saber dos factos".

O El Carabobeño faz notícia com "activados operativos em Táchira para encontrar os europeus sequestrados" e "Governo de Espanha aconselha a evitar fronteira colombo-venezuelana".

No Estado de Zúlia, o diário Panorama diz que "a família Barreto está angustiada" e publica um apelo de Virgínia Alcedo de Barreto, que implora "piedade para os sequestrados do meu filho e netos".


PUB