"Ser Cientista" volta colocar alunos a experimentar a "vida" de um investigador

Está de volta, depois de um interregno de dois anos, a iniciativa "Ser Cientista". Uma atividade promovida pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências ULisboa) em que se pretende dar a conhecer a jovens alunos como é a vida de um investigador científico.

Nuno Patrício - RTP /
Foto: Ciências ULisboa/DR

O programa é dirigido a alunos do ensino secundário e visa proporcionar uma aproximação à realidade da investigação científica, através da sua integração no dia-a-dia dos cientistas de diferentes áreas da Ciências da Universidade de Lisboa.

Neste programa, que decorre entre os 25 a 29 de julho, mais de 60 alunos do ensino secundário vão experimentar como é ser cientista, quais as dificuldades do processo científico, como se aplicam metodologias, identificar problemas e como se procuram soluções e as respostas.
Apesar da paragem forçada por causa da pandemia, a ULisboa não quis deixar cair a iniciativa “Ser Cientista”, que começou em 2014 e que agora volta a abrir portas para a sétima edição.

A iniciativa apresenta 17 projetos que refletem a diversidade e a qualidade da investigação produzida em Ciências ULisboa.

Nas atividades vão estar envolvidos mais de 30 investigadores, que em conjunto com os alunos vão analisar temas tão diversos como, por exemplo, como é o interior das células humanas, como é que a ciência pode ajudar a gerir estações de bicicletas partilhadas ou mesmo quais são os segredos químicos para um chocolate perfeito.

Créditos: Ciências ULisboa/DR

Tópicos
PUB