Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Serreleis inaugura polidesportivo que originou 1º referendo local do País

por Agência LUSA

O polidesportivo de Serreleis, Viana do Castelo, foi inaugurado hoje, seis anos depois de ter originado o primeiro referendo local em Portugal, por desacordo entre pároco e Junta de Freguesia quanto à sua localização.

A 25 de Abril de 1999, o povo de Serreleis, uma freguesia com cerca de 1.300 habitantes, foi chamado às urnas para dizer se concordava com a localização do polidesportivo nas traseiras do salão paroquial, defendida pela Autarquia local mas contestada pelo pároco.

O prelado considerava que aquela localização, muito próxima da igreja paroquial, iria perturbar o normal funcionamento dos actos litúrgicos e o povo, por maioria, acabou por lhe dar razão, já que o "não" conquistou mais 14 votos do que o "sim".

Fruto desta discórdia, o projecto foi sendo sucessivamente adiado, até se encontrar um terreno consensual para o polidesportivo, situado a escassos 50 metros do inicialmente previsto, o que, segundo o presidente da Junta, Filipe Miranda, "vem provar que, se calhar, não teria sido necessário tanto alarido e espalhafato".

"Complicou-se o que era simples e quem ficou a perder foi a freguesia, que se viu privada, durante estes anos todos, de uma infra- estrutura há muito ansiada pela população, que até aqui não tinha um espaço condigno para a prática do desporto", disse o autarca.

"Mas mais vale tarde do que nunca", acrescentou Filipe Miranda, explicando que, "como esta acabou por ser uma conquista do povo, foi escolhido para a sua inauguração o dia 25 de Abril".

Além do polidesportivo, Serreleis também inaugura hoje a nova sede da Junta de Freguesia, empreendimentos que, no total, orçaram em cerca de 300 mil euros.


pub