Serviço de Bioética da FMUP comemora 20 anos com cerimónia presidida pelo primeiro-ministro

Porto, 13 mar (Lusa) - A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) assinala, na sexta-feira, os 20 anos do Serviço de Bioética com a entrega do mais importante galardão atribuído em Portugal neste domínio científico, numa cerimónia que será presidida pelo primeiro-ministro.

Lusa /

O Prémio Nacional de Bioética será entregue a Tristram Engelhardt Jr, professor de Filosofia da Rice University-Texas, professor emérito da Baylor College of Medicine e autor de diversas obras sobre a Bioética.

Segundo o diretor do Serviço de Bioética e Ética Médica da FMUP, Rui Nunes, "a atribuição do prémio a este vulto internacional é o reconhecimento público da sua obra e do impacto gerado pelas suas múltiplas intervenções em Portugal".

Rui Nunes considera que, nestes 20 anos, a unidade notabilizou-se pela apresentação de "algumas propostas fraturantes" no domínio da ética em cuidados de saúde, nomeadamente "a legalização do Testamento Vital, a implementação de `guidelines` sobre a suspensão ou abstenção de tratamento em doentes terminais, a realização de um referendo nacional sobre a prática da eutanásia ou a liberalização da maternidade de substituição".

"Esta celebração é fruto de uma extensa trajetória, estando o desenvolvimento da bioética científica na FMUP intrinsecamente ligado a alguns dos mais importantes vultos da academia portuguesa. Então, como agora, o que está em causa é a construção de uma sociedade plural, à luz de valores básicos e inalienáveis, como os ideais de justiça, tolerância e de respeito pela liberdade ética da pessoa humana", acrescentou.

A cerimónia comemorativa está agendada para as 18:00 de sexta-feira, no Auditório do Centro de Investigação Médica da FMUP.

Estão previstas intervenções de Rui Nunes, diretor do Serviço de Bioética e Ética Médica da FMUP, H. Tristram Engelhardt Jr., da Rice University-Texas, Roberto d`Avila, presidente do Conselho Federal de Medicina, Brasil, Miguel Guimarães, da Secção Regional Norte da Ordem dos Médicos e Agostinho Marques, da diretor da FMUP.

Tópicos
PUB