Serviço de gastroenterologia hospital de Castelo Branco é o 1º certificado do país

O serviço de gastroenterologia do Hospital Amato Lusitano (HAL), em Castelo Branco, é o primeiro do género, a nível nacional a ser certificado no sistema de gestão de qualidade, disse fonte hospitalar.

Agência LUSA /

"É o primeiro serviço de gastroenterologia a ser certificado a nível na cional o que prova bem que a nível do interior também há qualidade nos serviços prestados", afirmou o presidente do conselho de administração do Amato Lusitano, José Sanches Pires.

Com a certificação de acordo com os requisitos da norma 9001:2000, (sis tema de gestão de qualidade) o serviço de gastroenterologia passa a dispor de um manual de qualidade, que inclui disposições relativas ao atendimento, admissão e segurança dos doentes, entre outras.

O serviço de gastroenterologia do Hospital Amato Lusitano dispõe de set e médicos daquela especialidade e 23 enfermeiros, sendo responsável por meio mil har de internamentos e cerca de 2.500 consultas anuais.

Sanches Pires sublinhou que a certificação significa a existência de um "serviço de excelência" em Castelo Branco, resultando num aumento da qualidade de atendimento e dos serviços prestados aos cidadãos.

A administração do HAL pretende estender a certificação a outros serviç os hospitalares.

"Queremos transplantar este tipo de exemplo para outras especialidades, que haja serviços de excelência e não apenas os cuidados básicos nessas mesmas especialidades", afirmou.

A certificação foi da responsabilidade da SGS ICS, organismo do grupo S GS Portugal, líder na certificação de sistemas de gestão da qualidade, ambiente, segurança ou responsabilidade social, entre outros.

PUB