Silhuetas de vítimas da violência doméstica exibidas em Marco de Canavezes
As silhuetas de 29 mulheres e três crianças que mor reram em Portugal durante 2005 vítimas de violência doméstica vão ser apresentad as quarta-feira em Marco de Canaveses, numa iniciativa a que assistirá o Preside nte da República.
A cerimónia é promovida pelo movimento internacional "Testemunhas silenci osas" e insere-se na segunda etapa do Roteiro para a Inclusão, que o Presidente Cavaco Silva realiza quarta e quinta-feira dos distritos do Porto e Aveiro. "É a primeira vez que Portugal e mesmo na Europa se desenvolve uma iniciat iva deste tipo", disse à agência Lusa fonte ligada à promoção da cerimónia simbó lica.
Segundo Teresa Rosmaninho, do Clube Sorptimist Porto Invicta, as silhuetas integram uma instalação criada pela artista plástica Filipa Gonçalves.
O movimento "Testemunhas silenciosas" foi lançado em 1990 nos Estados Unid os para sensibilizar a opinião pública no sentido de travar a violência doméstic a.
Precedendo esta cerimónia, a Câmara Municipal do Marco de Canaveses presta uma homenagem às vítimas de violência doméstica, com a apresentação ao Presiden te da República de painéis alusivos pintados por artistas plásticos daquele conc elho e ainda do Porto e Vila Nova de Gaia, disse fonte autárquica.
O conjunto de homenagens às vítimas de violência doméstica em Marco de Can aveses fecha com um serviço religioso presidido pelo bispo do Porto, D. Armindo Lopes Coelho.