Simulacro de acidente industrial na Mitrena vai testar Proteção Civil

Setúbal, 08 nov (Lusa) - Mais de 3.000 pessoas participam hoje no `Mitrex 2012`, um simulacro de acidente industrial para testar a capacidade de resposta das autoridades em caso de sinistro na península da Mitrena, em Setúbal.

Lusa /

Uma explosão fictícia, no que poderiam ser as instalações de uma das muitas empresas que trabalham com materiais perigosos na zona industrial da Mitrena, é o ponto de partida para o exercício.

A explosão acaba por provocar um incêndio que ameaça atingir reservatórios adjacentes de resíduos agro-industiais, o que obriga à evacuação de diversas empresas.

Para não prejudicar a atividade das empresas, os trabalhadores envolvidos na evacuação serão substituídos por cerca de 600 alunos do Instituto Politécnico de Setúbal.

Durante o exercício, será acionado o Plano de Emergência Externo da Mitrena, elaborado em 2010 pela Proteção Civil Municipal e aprovado no passado mês de março pela Comissão Nacional de Proteção Civil.

O `Mitrex 2012` enquadra-se nos objetivos definidos pela diretiva comunitária `Seveso II`, que prevê a realização de simulacros de acidentes industriais para testar e melhorar a capacidade de resposta da Proteção Civil, das forças de segurança e das empresas em caso de acidente.

Tópicos
PUB