Simulacro de acidente industrial na Mitrena vai testar Proteção Civil
Setúbal, 08 nov (Lusa) - Mais de 3.000 pessoas participam hoje no `Mitrex 2012`, um simulacro de acidente industrial para testar a capacidade de resposta das autoridades em caso de sinistro na península da Mitrena, em Setúbal.
Uma explosão fictícia, no que poderiam ser as instalações de uma das muitas empresas que trabalham com materiais perigosos na zona industrial da Mitrena, é o ponto de partida para o exercício.
A explosão acaba por provocar um incêndio que ameaça atingir reservatórios adjacentes de resíduos agro-industiais, o que obriga à evacuação de diversas empresas.
Para não prejudicar a atividade das empresas, os trabalhadores envolvidos na evacuação serão substituídos por cerca de 600 alunos do Instituto Politécnico de Setúbal.
Durante o exercício, será acionado o Plano de Emergência Externo da Mitrena, elaborado em 2010 pela Proteção Civil Municipal e aprovado no passado mês de março pela Comissão Nacional de Proteção Civil.
O `Mitrex 2012` enquadra-se nos objetivos definidos pela diretiva comunitária `Seveso II`, que prevê a realização de simulacros de acidentes industriais para testar e melhorar a capacidade de resposta da Proteção Civil, das forças de segurança e das empresas em caso de acidente.