Sinalizadas todos os anos, em média, 6500 crianças sob risco

por Antena 1

Jose Cabezas - Reuters

Em Portugal, todos os anos, são sinalizadas, em média, 6500 crianças em risco. A maioria das situações deve-se a casos de negligência e maus tratos psicológicos.

Os números sinalizados estão a diminuir, principalmente os de abuso sexual e/ou maus tratos, mas ainda assim outros fatores prevalecem.

Exemplo disso são os casos de negligência em que 60 por cento das crianças sofrem de carência de higiene, alimentação descuidada e falta de acompanhamento médico para problemas crónicos.

Estes dados fazem parte de um relatório apresentado pelo coordenador do estudo, Vascos Prazeres, da Comissão de Acompanhamento e Ação para Crianças e Jovens em Risco, que o jornal Público desta segunda-feira apresenta.

Os maus tratos também são referidos neste trabalho que refere que os números subiram de 21 por cento (2016), para 27 por cento (2017). Maus tratos que passam por coação psicológica, insultos e agressões verbais a crianças. Abusos que segundo o relatório são transversais e não escolhem condição económica ou cultural.
pub