Sinos da Sé tocam a repique para anunciar novo arcebispo

Évora, 08 Jan (Lusa) - Os sinos da Catedral de Évora tocaram hoje a repique, às 11:00 e durante alguns minutos, para anunciar a nomeação do novo Arcebispo de Évora, D. José Sanches Alves, que substitui D. Maurílio de Gouveia.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"Tocámos os sinos da Sé, porque é a sede do bispo. Quisemos anunciar que temos novo bispo", explicou à agência Lusa o cónego Eduardo Pereira da Silva, vigário-geral da Arquidiocese de Évora.

Em comunicado divulgado simultaneamente em Roma e em Lisboa, às 11:00 de hoje, a Nunciatura Apostólica anunciou que bispo de Portalegre-Castelo Branco, D. José Sanches Alves, é o novo Arcebispo de Évora, substituindo D. Maurílio Gouveia.

D. Maurílio Gouveia, que dirigiu a Arquidiocese Metropolitana de Évora nos últimos 26 anos, pediu a resignação do cargo por ter atingido o limite de idade canónico (75 anos), resignação que foi agora aceite pelo papa Bento XVI.

A Sé de Évora, localizada na acrópole da cidade, está a comemorar 700 anos da Dedicação.

As comemorações dos 700 anos da Dedicação da Catedral, cuja construção arrancou na segunda metade do século XIII e terminou em 1340, tiveram início em Dezembro último e prolongam-se até 08 de Dezembro deste ano.

A Dedicação significa a consagração e a entrega do edifício e da comunidade que aí se reúne à protecção de um patrono, que, no caso da Sé, é Santa Maria, sob invocação de Nossa Senhora da Expectação ou do Ó.

MLM/RRL.

Lusa/Fim


PUB