Sismos. Ordem dos Engenheiros explica que nem todos os edifícios precisam de proteção máxima

por Antena 1

Antena 1

Ontem, foram levantadas dúvidas sobre a resistência do futuro Hospital de Lisboa Oriental. A Ordem dos Engenheiros garante que, tal como diz a lei, nem todos os edifícios precisam de proteção máxima contra sismos. É o cálculo de risco que vai determinar o nível de proteção.

O bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando Almeida Santos, explica que se o projeto não tem proteção máxima, é porque não precisa.

O bastonário dos Engenheiros garante que todas as novas obras são fiscalizadas e acompanhadas por especialistas...e as regras são cumpridas.

Já quanto aos edifícios mais antigos como os grandes hospitais de Lisboa e do Porto,Fernando Almeida Santos lembra que há fatores imprevisíveis que não permitem antecipar o que aconteceria em caso de sismo.

Ontem, um especialista em Engenharia Sísmica avisou que os grandes hospitais de Lisboa e do Porto não estão prontos para resistir a um grande sismo e que há falhas graves no projeto do novo hospital de Lisboa.

O presidente da República está preocupado. Marcelo Rebelo de Sousa já garantiu que vai discutir o assunto com o ministro da Saúde.
pub