Sistema de informação dos Certificados de Óbito arranca a 15 de novembro em Coimbra

Coimbra, 25 out (Lusa) -- O secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde anunciou hoje que o Sistema de Informação dos Certificados de Óbito (SICO) vai começar a funcionar a 15 de novembro, a título experimental, nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC-CHUC).

Lusa /

"É um sistema que permite aos médicos poderem fazer o registo `on line` do certificado de óbito, dispensando papel, e automaticamente ter essa ligação para o Instituto Nacional de Estatística, para a Direção Geral de Saúde e para os Registos e Notariado", afirmou Fernando Leal da Costa, que falava aos jornalistas à margem do III Congresso Nacional de Saúde Pública, que começou hoje em Coimbra.

Segundo o membro do Governo, o sistema a iniciar nos HUC-CHUC (Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra) "corresponde a um grande avanço na saúde pública e é uma resposta aos sinais dos tempos, da informatização global daquilo que tem que ver com as coisas que envolvem a saúde".

De acordo com o secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, depois desta fase experimental, o sistema será generalizado, a partir do início de 2013 e de forma progressiva, a todo o país.

"Facilita os processos, garante uma maior fiabilidade, do ponto de vista da análise estatística torna-se muito mais fácil", disse ainda Fernando Leal da Costa, que anunciou o início da fase experimental do SICO ao intervir na sessão protocolar do congresso, que decorre, até sexta-feira, no centro de congressos dos HUC-CHUC.

Os médicos responsáveis pela introdução do sistema disseram à agência Lusa recentemente que, numa fase inicial, ele arrancará nos HUC, seguidamente em todas as unidades do CHUC e, "depois de afinado", será introduzido pela Direção Geral de Saúde nos restantes hospitais portugueses.

Tópicos
PUB